Cinco tecnologias que vão dar o que falar em 2013

De banda larga móvel super rápida ao automóvel autônomo do Google.

A cada ano são reveladas diversas novidades tecnológicas ao mundo, e 2013 não será diferente. De banda larga móvel super rápida ao automóvel autônomo do Google, confira o que podemos esperar para os próximos doze meses.
[ Automóvel autônomo ]
A Google está investindo pesado em tornar realidade algumas tecnologias que eram vistas apenas em filmes de ficção cientifica. Há cinco anos seus veículos autônomos eram totalmente experimentais e só poderiam circular em áreas de teste especiais e livres de seres humanos. Mas, em maio de 2012, o estado de Nevada já os tinha licenciado, a Califórnia também seguiu o exemplo. Agora, se espera que mais estados norte-americanos legalizem os veículos inteligentes, de modo que a leitura de um jornal ou o retoque na maquiagem enquanto “dirige” não acarretará em risco de prisão.
[ Realidade aumentada ]
O sucessor do smartphone, ou quase isso. Novamente temos a gigante das buscas, desta vez com o Google Glass, óculos que equiparão os usuários com a “realidade aumentada”. Além de enxergar o mundo, será possível se manter informado com detalhes acerca do que estiver no campo de visão. Os primeiros exemplares serão colocados à venda em 2013, mas já se sabe que Microsoft e Apple possuem patentes com as mesmas ideias, e talvez vejamos mais novidades nessa área.
[ Banda larga móvel super rápida ]
Também conhecida como 4G e LTE, a tecnologia já é bem popular nos EUA e está se espalhando rapidamente pela Europa. Aqui no Brasil os primeiros passos estão sendo dados (empurrados pelos grandes eventos esportivos que o país sediará). Como benefício podemos citar conexões muito rápidas - ótimo para vídeos e jogos. O lado negativo é que você pode precisar de um aparelho novo que suporte o serviço oferecido em sua localidade.
[ Smartphones com telas flexíveis ]
A Samsung pretende sair na frente e estabelecer um novo padrão em dispositivos móveis. Algumas demonstrações foram realizadas no início de 2012, por isso, se espera que em 2013 evoluções significantes sejam vistas. Ninguém sabe ao certo o que está por vir, portanto, só nos resta esperar pelos grandes eventos tecnológicos do ano.
[ Cuide-se ]
A ideia é ser antenado nas tecnologias que facilitam a vida, mas sem descuidar da saúde. Com a ajuda de diminutos dispositivos (como o Fitbit), o próprio usuário pode acompanhar quantos passos deu durante o dia, qual a velocidade, e ainda registrar tudo para se comparar com amigos – a competitividade sempre ajuda nessas horas. E, talvez, conferir esses resultados com os óculos do Google.

Ficou algo de fora? Fique à vontade para compartilhar as previsões que você tem em mente após ter acompanhado as tendências em 2012 – considerando o que deu certo, e o que não.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...