Empresa entra na disputa para ocupar lugar especial na sala da TV
O set-top box com Android é uma nova onda entre os dispositivos com o sistema operacional móvel da Google, que tem uma versão especial para rodar em televisores batizado de Google TV. E a Asus é mais um empresa que aposta no conjunto para brigar pelo espaço reservado à TV das salas dos lares de todo o mundo.
A começar pelo nome, a Asus parece ter se inspirado no Nexus Q, player da Google que foi lançado durante a Google I/O e no Boxee Box, set-top box da D-Link, respectivamente. O Nexus Q acabou não emplacando, devido ao seu alto custo de fabricação e preço, deixando o aparelho da Google com o valor sugerido de U$ 299, que era mais caro que concorrentes como a Apple TV. O site The Verge afirma até que Google e Asus desenvolveram o Qube em parceria, devido ao fracasso do Nexus Q.
A caixinha com Android traz o chip Marvell Armada 1500 com 1GB de memória RAM e 4GB, mas o set-top box ainda não tem preço definido, detalhe que está sendo cogitado custar perto de U$ 150. O Qube conta com um controle remoto com botões de TV comum (canal, volume, etc.), um direcional e um teclado QWERTY físico na parte traseira. O controle ainda é dotado de um sensor de movimento e ainda permite comandos de voz.
A interface do Android no Qube foi personalizada pela Asus que deixou com uma identidade própria e que você confere no vídeo abaixo.
Via The Verge