Google apresenta o Mobile Playbook

Empresa dá dicas para empresários e executivos que desejam crescer no Mercado Mobile

A Google liberou no último trimestre de 2012 a versão em português do “The Mobile Playbook”, um guia de estudo para que os executivos de marketing do mundo dos negócios conheçam e respondam aos questionamentos de mercado que tumultuam seu entorno.
 
É verdade que os dispositivos móveis revolucionaram o mercado e a vida dos consumidores, mas ainda existem muitas dúvidas e mitos à respeito dos mesmos.  
" A resposta para questionamentos dos executivos sobre o mundo dos dispositivos móveis"
O objetivo do “The Mobile Playbook” é precisamente responder aqueles questionamentos básicos que cruzam a mente dos executivos sobre o mundo dos móveis. Para isso, busca-se responder a cinco perguntas-chave que os ajudará a entender melhor este novo mercado, assim como uma série de estratégias que os ajudam a implementá-lo:
1. Como o mundo móvel muda nossa proposta de valor?
2. Como o mundo móvel impacta nossos destinos digitais?
3. A sua organização está se adaptando para o mundo móvel?
4. Como o marketing deveria se adaptar para o mundo móvel?
5. Como podemos nos conectar com o público de tablets? 
Algumas das sugestões e dados que podemos encontrar no “The Mobile Playbook” são:
 
É importante conhecer que os consumidores, ao contar com um dispositivo móvel, estão conectados e dispostos a interagir com as empresas a partir de qualquer lugar, 24 horas por dia, 365 dias do ano. Além do mais, os usuários de celulares usam constantemente localizadores de negócios através do dispositivo.
 
91% dos usuários já realizaram algum tipo de busca local.
63% se comunicou com uma empresa logo após a busca realizada.
40% visitou o lugar pessoalmente.
 
Os consumidores, tanto homens como mulheres, utilizam seus dispositivos móveis em suas visitas às lojas com o fim de checar e comparar preços. Também os utilizam para ver características e comparar experiências com outros usuários, pelo que a decisão final de compra pode variar justamente no último momento.
"Os dispositivos móveis revolucionaram o mercado e a vida dos consumidores, mas ainda existem muitas dúvidas e mitos à respeito dos mesmos".
A Google também recomenda otimizar as páginas web para dispositivos móveis, pois 57% dos usuários asseguram que não recomendariam uma empresa com um site web para celulares de má qualidade e 40% disseram que iriam a sites da concorrência caso tivessem más experiências com um site para celulares. Logo, é muito importante estar continuamente melhorando e otimizando nosso espaço virtual para acesso em dispositivos móveis.

Uma vez otimizada a web para celulares, o passo seguinte é criar apps para dispositivos móveis para enriquecer as relações com os clientes. 91% das empresas nomeadas na revista “As Melhores Marcas Globais de 2011” contam ao menos com um aplicativo para download em lojas virtuais.

É muito importante que os aplicativos ofereçam utilidade a seu consumidor, seja por entretenimento ou com informação útil que os motivem a baixá-los. De igual forma, é imprescindível definir em que plataforma se deseja estar: iOS (Apple) traz status para a marca; Android (Google) é a plataforma com maior número de usuários; BlackBerry (RIM) é outra opção que não se deve descuidar; o Windows Phone (Microsoft) é a plataforma que tenta fazer frente à rival maçã.
 
Todas as sugestões são uma maneira muito eficiente de criar imagem para uma marca. O importante, neste momento, é aproveitar este novo meio publicitário de aproximação direta com o consumidor/cliente.

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